segunda-feira, 27 de junho de 2011

Coração

"Meu coração
Não sei porque
Bate feliz, quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim, foges de mi."
(Carinhoso - Pixinguinha e João de Barros)

Quem já não ouviu esta canção?

   O símbolo coração sempre despertou muita curiosidade entre historiadores, por não parecer ao coração humano. Para alguns, sua origem deve-se a semelhança com a folha de Hera, que na antiguidade representava o símbolo da imortalidade e do poder.



   Os egípcios acreditavam que o coração era a morada da alma e, para evitar que ela escapasse ou fosse maltratada, colocavam sobre o peito um objeto com esse formato. Como talismã, o coração traz proteção em todos os assuntos ligados a vida afetiva.


Seja a palavra ou o símbolo,
o coração é explorado por poetas, compositores, desingners, estilistas, enfim,
 seja um acessório, uma estampa em uma camiseta, agenda,
toda mulher adora este simbolo.

Até mais!!




terça-feira, 21 de junho de 2011

Cachecol

Chegou o Inverno. Estação dos casacões, blusões, sobreposições, botas e
também de Cachecóis.




No verão ele não aparece tanto. Quando aparece é com materiais mais leves, usado apenas para dar um charme, um complemento ao look.
Agora, no Inverno é quase um acessórios indispensável, que além de dar um toque todo especial ao nosso look, também nos protege e aquece do friozinho.
O cachecol, segunda a história, surge em Roma, onde soldados romanos, que para se refrescarem dos dias muito quentes, usavam um pano molhado, chamado "focale", amarrado ao pescoço. Os franceses aderiram a moda e passaram a utilizar lenços chamado "gravate".
Hoje encontramos de varias formas e materias. Comprido, curtinho, retangular, quadrado, com cores vibrantes ou discretos, estampados ou lisos, enfim, o que não faltam são opções.
Então é só aproveitar este friozinho e usar e abusar deste acessórios!!
Até mais!!


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Festa Junina






Segundo estudiosos, foi trazida ao Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. A princípio era conhecida como Joaninas, nome dado para homenagear João Batista, primo de Jesus. Passando mais tarde para Festa Junina, devidas as comemorações as boas colheitas ocorridas no mês de junho, que além de homenagear São João, no dia 24, homenageiam também Santo Antônio, no dia 13, e São Pedro, dia 29.

Outra curiosidade sobre a festa é que nesta época, período colonial, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Sendo que da França veio a dança marcada, características das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifícios veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação dos fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha

Todos estes elementos culturais, com o passar do tempo, foram se misturando aos aspectos culturais do brasileiro, e também das regiões brasileiras, tomando características particulares em cada uma delas.




O Legal, para quem curti, é entrar na onda. São varios os modelos que estão a disposição para quem quer comprar ou alugar. Há também, varios tecidos com estampas bem divertidas,  para os que gostam de personalizar e confeccionar sua própria roupa. Mas para aqueles que não querem investir muito em uma roupa típica, pode estar brincando com peças que tem no armário. Por exemplo, com um shorts boyfriend ou uma mini-saia jeans, acrescentando alguns retalhos, simplesmente costurando sobre a peça, pois depois é só retirar, juntar com uma regatinha básica e uma camisa xadrez amarrada na cintura, com um cinto divertido, que pode ser encontrado em lojas 1,99, brincar com os cabelos e maquiagem, pronto, ai está uma caipirinha moderna. O mesmo pode ser feito para os homens, apenas usar uma calça jeans, fazendo o mesmo trabalho que foi feito na saia, unir com uma camisa xadrez, brincar com um chapéu de palha e maquiagem. E o casal esta pronto para entrar na brincadeira, pular a fogueira e se deliciar com a comida típica desta festa.





Então boa festa e até mais!